DECLARAÇÃO AMERICANA DOS DIREITOS

E DEVERES DO HOMEM

 

(Aprovada na Nona Conferência Internacional Americana,

Bogotá, 1948)

 

 

            A IX Conferência Internacional Americana,

 

CONSIDERANDO:

 

            Que os povos americanos dignificaram a pessoa humana e que suas constituições nacionais reconhecem que as instituições jurídicas e políticas, que regem a vida em sociedade, têm como finalidade principal a proteção dos direitos essenciais do homem e a criação de circunstâncias que lhe permitam progredir espiritual e materialmente e alcançar a felicidade;

 

            Que, em repetidas ocasiões, os Estados americanos reconheceram que os direitos essenciais do homem não derivam do fato de ser ele cidadão de determinado Estado, mas sim do fato dos direitos terem como base os atributos da pessoa humana;

 

            Que a proteção internacional dos direitos do homem deve ser a orientação principal do direito americano em evolução;

 

            Que a consagração americana dos direitos essenciais do homem, unida às garantias oferecidas pelo regime interno dos Estados, estabelece o sistema inicial de proteção que os Estados americanos consideram adequado às atuais circunstâncias sociais e jurídicas, não deixando de reconhecer, porém, que deverão fortalecê-lo cada vez mais no terreno internacional, à medida que essas circunstâncias se tornem mais propícias,

 

RESOLVE:

 

            adotar a seguinte

 

DECLARAÇÃO AMERICANA DOS DIREITOS E

DEVERES DO HOMEM

 

Preâmbulo

 

            Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos e, como são dotados pela natureza de razão e consciência, devem proceder fraternalmente uns para com os outros.

 

            O cumprimento do dever de cada um é exigência do direito de todos.  Direitos e deveres integram-se correlativamente em toda a atividade social e política do homem.  Se os direitos exaltam a liberdade individual, os deveres exprimem a dignidade dessa liberdade.

 

            Os deveres de ordem jurídica dependem da existência anterior de outros de ordem moral, que apóiam os primeiros conceitualmente e os fundamentam.

 

            É dever do homem servir o espírito com todas as suas faculdades e todos os seus recursos, porque o espírito é a finalidade suprema da existência humana e a sua máxima categoria.

 

            É dever do homem exercer, manter e estimular a cultura por todos os meios ao seu alcance, porque a cultura é a mais elevada expressão social e histórica do espírito.

 

            E, visto que a moral e as boas maneiras constituem a mais nobre manifestação da cultura, é dever de todo homem acatar-lhes os princípios. 

 

CAPÍTULO PRIMEIRO

 

Direitos

 

            Artigo I.  Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança de sua pessoa.

 

Direito à vida, à liberdade, à segurança e integridade da pessoa.

 

            Artigo II.  Todas as pessoas são iguais perante a lei e têm os direitos e deveres consagrados nesta declaração, sem distinção de raça, língua, crença, ou qualquer outra.

 

Direito de igualdade perante a lei.

 

            Artigo III.  Toda a pessoa tem o direito de professar livremente uma crença religiosa e de manifestá-la e praticá-la pública e particularmente.

 

Derecho de libertad religiosa y de culto.

            Artigo IV.  Toda pessoa tem direito à liberdade de investigação, de opinião e de expressão e difusão do pensamento, por qualquer meio

 

Direito de liberdade de investigação, opinião, expressão e difusão.

 

            Artigo V.  Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra os ataques abusivos à sua honra, à sua reputação e à sua vida particular e familiar.

 

Direito à proteção da honra, da reputação pessoal e da vida particular e familiar.

 

            Artigo VI.  Toda pessoa tem direito a constituir família, elemento fundamental da sociedade e a receber proteção para ela.

 

Direito à constituição e proteção da família.

 

            Artigo VII.  Toda mulher em estado de gravidez ou em época de lactação, assim como toda criança, têm direito à proteção, cuidados e auxílios especiais.

 

Direito de proteção à maternidade e à infância.

 

            Artigo VIII.  Toda pessoa tem direito de fixar sua residência no território do Estado de que é nacional, de transitar por ele livremente e de não abandoná-lo senão por sua própria vontade.

 

Direito de residência e trânsito.

 

 

            Artigo IX.  Toda pessoa tem direito à inviolabilidade do seu domicílio. 

 

Direito à inviolabilidade do domicílio.

 

            Artigo X.  Toda pessoa tem o direito à inviolabilidade e circulação da sua correspondência.  

 

Direito à inviolabilidade do domicílio.

 

            Artigo XI.  Toda pessoa tem direito a que sua saúde seja resguardada por medidas sanitárias e sociais relativas à alimentação, roupas, habitação e cuidados médicos correspondentes ao nível permitido pelos recursos públicos e os da coletividade.

 

Direito à preservação da saúde e ao bem-estar.

 

            Artigo XII.  Toda pessoa tem direito à educação, que deve inspirar-se nos princípios de liberdade, moralidade e solidariedade humana.

 

            Tem, outrossim, direito a que, por meio dessa educação, lhe seja proporcionado o preparo para subsistir de uma maneira digna, para melhorar o seu nível de vida e para poder ser útil à sociedade.

 

            O direito à educação compreende o de igualdade de oportunidade em todos os casos, de acordo com os dons naturais, os méritos e o desejo de aproveitar os recursos que possam proporcionar a coletividade e o Estado.

 

            Toda pessoa tem o direito de que lhe seja ministrada gratuitamente, pelo menos, a instrução primária.

 

Direito à educação.

            Artigo XIII.  Toda pessoa tem o direito de tomar parte na vida cultural da coletividade, de gozar das artes e de desfrutar dos benefícios resultantes do progresso intelectual e, especialmente, das descobertas científicas.

 

            Tem o direito, outrossim, de ser protegida em seus interesses morais e materiais no que se refere às invenções, obras literárias, científicas ou artísticas de sua autoria.

 

Direito aos benefícios da cultura.

 

 

            Artigo XIV.  Toda pessoa tem direito ao trabalho em condições dignas e o de seguir livremente sua vocação, na medida em que for permitido pelas oportunidades de emprego existentes.

 

            Toda pessoa que trabalha tem o direito de receber uma remuneração que, em relação à sua capacidade de trabalho e habilidade, lhe garanta um nível de vida conveniente para si mesma e para sua família.

 

Direito ao trabalho e a uma justa retribuição.

 

            Artigo XV.  Toda pessoa tem direito ao descanso, ao recreio honesto e à oportunidade de aproveitar utilmente o seu tempo livre em benefício de seu melhoramento espiritual, cultural e físico

 

Direito ao descanso e ao seu aproveitamento.

 

            Artigo XVI.  Toda pessoa tem direito à previdência social de modo a ficar protegida contra as conseqüências do desemprego, da velhice e da incapacidade que, provenientes de qualquer causa alheia à sua vontade, a impossibilitem física ou mentalmente de obter meios de subsistência.

 

Direito à previdência social.

 

            Artigo XVII.  Toda pessoa tem direito a ser reconhecida, seja onde for, como pessoa com direitos e obrigações, e a gozar dos direitos civis fundamentais.

 

Direito de reconhecimento da personalidade jurídica e dos direitos civis.

 

            Artigo XVIII.  Toda pessoa pode recorrer aos tribunais para fazer respeitar os seus direitos.  Deve poder contar, outrossim, com processo simples e breve, mediante o qual a justiça a proteja contra atos de autoridade que violem, em seu prejuízo, qualquer dos direitos fundamentais consagrados constitucionalmente.

 

Direito à justiça.

 

            Artigo XIX.  Toda pessoa tem direito à nacionalidade que legalmente lhe corresponda, podendo mudá-la, se assim o desejar, pela de qualquer outro país que estiver disposto a concedê-la.

 

Direito à nacionalidade.

 

            Artigo XX.  Toda pessoa, legalmente capacitada, tem o direito de tomar parte no governo do seu país, quer diretamente, quer através de seus representantes, e de participar das eleições, que se processarão por voto secreto, de uma maneira genuína, periódica e livre.

 

Direito de sufrágio e de participação no governo.

 

            Artigo XXI.  Toda pessoa tem o direito de se reunir pacificamente com outras, em manifestação pública, ou em assembléia transitória, em relação com seus interesses comuns, de qualquer natureza que sejam.

 

Direito de reunião.

 

            Artigo XXII.  Toda pessoa tem o direito de se associar com outras a fim de promover, exercer e proteger os seus interesses legítimos, de ordem política, econômica, religiosa, social, cultural, profissional, sindical ou de qualquer outra natureza.

 

Direito de associação.

 

            Artigo XXIII.  Toda pessoa tem direito à propriedade particular correspondente às necessidades essenciais de uma vida decente, e que contribua a manter a dignidade da pessoa e do lar.

 

Direito de propriedade.

 

            Artigo XXIV.  Toda pessoa tem o direito de apresentar petições respeitosas a qualquer autoridade competente, quer por motivo de interesse geral, quer de interesse particular, assim como o de obter uma solução rápida.

 

Direito de petição.

 

            Artigo XXV.  Ninguém pode ser privado da sua liberdade, a não ser nos casos previstos pelas leis e segundo as praxes estabelecidas pelas leis já existentes.

 

            Ninguém pode ser preso por deixar de cumprir obrigações de natureza claramente civil.

 

            Todo indivíduo, que tenha sido privado da sua liberdade, tem o direito de que o juiz verifique sem demora a legalidade da medida, e de que o julgue sem protelação injustificada, ou, no caso contrário, de ser posto em liberdade.  Tem também direito a um tratamento humano durante o tempo em que o privarem da sua liberdade.

 

Direito de proteção contra prisão arbitrária.

            Artigo XXVI.  Parte-se do princípio que todo acusado é inocente, até provar-se-lhe a culpabilidade.

 

            Toda pessoa acusada de um delito tem o direito de ser ouvida numa forma imparcial e pública, de ser julgada por tribunais já estabelecidos de acordo com leis preexistentes, e de que se lhe não inflijam penas cruéis, infamantes ou inusitadas.

 

Direito a processo regular.

 

            Artigo XXVIII.  Os direitos do homem estão limitados pelos direitos do próximo, pela segurança de todos e pelas justas exigências do bem-estar geral e do desenvolvimento democrático.

Alcance dos direitos do homem.

 

 

CAPÍTULO SEGUNDO

 

Deveres

 

            Artigo XXIX.  O indivíduo tem o dever de conviver com os demais, de maneira que todos e cada um possam formar e desenvolver integralmente a sua personalidade.

 

Deveres perante a sociedade.

 

            Artigo XXX.  Toda pessoa tem o dever de auxiliar, alimentar, educar e amparar os seus filhos menores de idade, e os filhos têm o dever de honrar sempre os seus pais e de os auxiliar, alimentar e amparar sempre que precisarem.

 

Deveres para com os filhos e os pais.

 

            Artigo XXXI.  Toda pessoa tem o dever de adquirir, pelo menos, a instrução primária.

 

Deveres de instrução.

 

            Artigo XXXII.  Toda pessoa tem o dever de votar nas eleições populares do país de que for nacional, quando estiver legalmente habilitada para isso.

 

Dever do sufrágio.

 

            Artigo XXXIII.  Toda pessoa tem o dever de obedecer à Lei e aos demais mandamentos legítimos das autoridades do país onde se encontrar.

 

Dever de obediência à Lei.

 

            Artigo XXXIV.  Toda pessoa devidamente habilitada tem o dever de prestar os serviços civis e militares que a pátria exija para a sua defesa e conservação, e, no caso de calamidade pública, os serviços civis que estiverem dentro de suas possibilidades.

 

            Da mesma forma tem o dever de desempenhar os cargos de eleição popular de que for incumbida no Estado de que for nacional.

Dever de servir a coletividade e a nação.

 

            Artigo XXXV.  Toda pessoa está obrigada a cooperar com o Estado e com a coletividade na assistência e previdência sociais, de acordo com as suas possibilidades e com as circunstâncias.

 

Deveres de assistência e previdência sociais.

 

            Artigo XXXVI.  Toda pessoa tem o dever de pagar os impostos estabelecidos pela Lei para a manutenção dos serviços públicos.

 

Dever de pagar impostos.

 

            Artigo XXXVII.  Toda pessoa tem o dever de trabalhar, dentro das suas capacidades e possibilidades, a fim de obter os recursos para a sua subsistência ou em benefício da coletividade.

 

Dever do trabalho.

 

            Artigo XXXVIII.  Todo estrangeiro tem o dever de se abster de tomar parte nas atividades políticas que, de acordo com a Lei, sejam privativas dos cidadãos do Estado onde se encontrar. 

Dever de se abster de atividades políticas em países estrangeiros.

 

 

 

[ ÍndiceAnterior | Próximo ]